terça-feira, 24 de março de 2015

[RESENHA] Trilogia Grisha #3 - Ruína e Ascensão - Leigh Bardugo


Hey folks!!!

Hoje trago a vocês a resenha de Ruína e Ascensão, livro que conclui a Trilogia Grisha, de Leigh Bardugo. Você pode ler a resenha dos dois livros anteriores aqui e aqui.

Essa resenha pode conter SPOILERS dos livros antecessores.

O Darkling comanda Ravka em seu trono das sombras. Agora o destino da nação depende de uma Conjuradora do Sol arruinada, de um rastreador desonrado e dos cacos do que antes fora um grande exército mágico. No fundo de uma antiga rede de túneis e cavernas, uma fraca Alina deve se submeter à duvidosa proteção do Apparat e daqueles que a veneram como uma Santa. Porém, sua mente está na busca pelo misterioso pássaro de fogo e na esperança de que um príncipe foragido ainda esteja vivo. Alina deverá formar novas alianças e deixar de lado velhas rivalidades, enquanto ela e Maly buscam pelo último dos amplificadores de Morozova. Mas assim que começa a elucidar os segredos do Darkling, ela descobre um passado que mudará para sempre seu entendimento sobre a ligação que os une e o poder que ela carrega. O pássaro de fogo é a única coisa que está entre Ravka e a destruição — e reivindicá-lo pode custar a Alina o futuro pelo qual ela tem lutado.

Ruína e Ascensão começa poucos meses depois da batalha travada entre Alina e o Darkiling em Os Alta. Alina, Maly e os poucos Grishas que sobreviveram no Pequeno Palácio estão escondidos no subsolo de Ravka, na Catedral Branca, sob os olhos atentos do Apparat, o qual prega aos Soldat Sol que Alina é uma Santa viva.

Alina ainda se recupera dos danos causados no embate com o Darkiling e não consegue conjurar o sol devida à distância que se encontra do solo. O Apparat insiste em mantê-la sob sua supervisão, pois acredita que assim protegerá sua Santa. Mas Maly e os Grishas elaboram um plano que permite que eles e Alina fujam da Cadetral Branca e possam procurar por Nikolai, uma vez que há rumores de que o príncipe sobreviveu. Porém, antes de partirem, Alina assegura que o Apparet cuide de seus seguidores e de que os Soldat Sol sirvam a ela, não ao sacerdote.

Já na superfície, Alina reencontra Nikolai e Baghra. A anciã revela à Conjuradora do Sol segredos de seu passado e a garota passa a entender a natureza dos poderes do Darkiling e a relação de Morozova com os amplificadores.


Alina está, mais do que nunca, em busca do Pássaro de Fogo, mas ele não é o terceiro amplificador que ela esperava.

Felizmente, gostei bastante de Ruína e Ascensão. Eu estava um pouco insatisfeita com a história de Leigh Bardugo, já que Sol e Tormenta foi uma leitura arrastada para mim.

Ruína e Ascensão cumpre bem seu trabalho e faz com que o leitor aguarde ansiosamente pelo desfecho da história. O passado e os segredos do Darkiling são mais explorados neste livro e podemos entender os motivos que o levaram a ser o Herege Negro. Mas não é somente o antagonista que está mais maduro. Todos os outros personagens também evoluíram.

Ao longo do livro, esperamos pelo conflito final entre Alina e o Darkiling, mas ele dura somente um capítulo! Apesar dele fechar a história de uma maneira convincente, ele foi muito rápido e certamente poderia ter sido melhor explorado. A conclusão e o destino dos personagens podem não agradar todos os leitores, mas eu acho que ele foi condizente com tudo o que foi contado.

Eu nunca fui muito fã do gênero fantástico, mas a Trilogia Grisha agradou-me no geral e conclui a leitura já sentindo saudades dos personagens. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey, sua opinião é muito importante!
Deixe um comentário e faça essa blogueira feliz :)