terça-feira, 4 de novembro de 2014

[RESENHA] The 100 - Kass Morgan


Hello people!!!

Vocês perceberam que os posts sobre resenhas estão escassos nos últimos tempos? Pois é, minha lista de leitura está atrasada, mas pretendo reparar esse erro em breve...

Eu ouvi falar sobre The 100 no início desse ano, quando a série de TV homônima estava prestes a ser lançada. Como me interessei pela premissa da produção e não queria começar a assisti-la sem antes ter lido o livro, coloquei The 100 na minha wishlist. Demorei um pouco para adquirir o livro, e mais ainda para terminar de lê-lo, mas pretendo fazer uma maratona The 100 em breve, uma vez que a série já está na 2ª temporada.

Sinopse: Desde a terrível guerra nuclear que assolou a Terra, a humanidade passou a viver em espaçonaves a milhares de quilômetros de seu planeta natal. Mas com uma população em crescimento e recursos se tornando escassos, governantes sabem que devem encontrar uma solução. Cem delinquentes juvenis — considerados gastos inúteis para a sociedade restrita — serão mandados em uma missão extremamente perigosa: recolonizar a Terra. Essa poderá ser a segunda chance da vida deles... ou uma missão suicida.



Após o Cataclisma, a raça humana deixou a Terra para viver em uma espaçonave. A Colônia é formada por Phoenix, onde vivem os mais abastados, Arcadia e Walden, onde está a maioria pobre da população. Após 300 anos no espaço, os governantes da Colônia decidiram que era hora de recolonizar a Terra e, para essa missão de teste, eles enviariam 100 delinquentes ao planeta.

Através de uma narração alternada, Kass Morgan nos apresenta quatro desses criminosos: Clarke, Wells, Bellamy e Glass. Através deles, acompanhamos diferentes lados da história, bem como o que está acontecendo tanto na Terra, quanto na Colônia.

Os protagonistas são bem diferentes um do outro e somos apresentados ao passado deles aos poucos, o que aguça a curiosidade do leitor em saber o que eles fizeram para ser confinados e, consequentemente, enviados à Terra. Não vou revelar muito sobre essa parte do enredo, já que a graça da história está justamente em tentar descobrir que tipo de pessoas eles são.

The 100 foi uma boa leitura, mas, sem dúvidas, poderia ter sido melhor. A autora preocupou-se demais em desenvolver romances/triângulos amorosos em vez de explorar o ótimo cenário que tinha em mãos. Quando os 100 chegam à Terra, eles preocuparam-se mais em se acomodar e com coisas triviais do que nos prováveis perigos que poderiam encontrar, já que o planeta enfrentou um período radioativo. 

Talvez a postura das personagens deve-se justamente ao fato que Kass Morgan não apresentou nenhum tipo de perigo na trama. Não há nenhum tipo de ação na maioria da história. Ela só começa nas últimas páginas do livro. Outra coisa que me desagradou foi a falta de descrição da Terra pós-Cataclisma. O planeta passou por uma guerra nuclear, mas não temos noção de como ele ficou depois disso. Também as personagens não demonstraram nenhuma reação contrária em estar ali, já que, supostamente, participam de uma experiência suicida.


Em diversos momentos da leitura, The 100 me lembrou Lost. Acho que é pelo fato de ter um grupo de desconhecidos vivendo numa terra estranha e tendo que sobreviver sem saber como e se podem confiar um no outro. Além disso, os flashbacks também fizeram com que o livro se assemelhasse à série. Aliás, o final de The 100 é bem parecido com o final da 1ª temporada de Lost entendedores entenderão.

O enredo de The 100 não é ruim. Ele apenas foi mal explorado. Espero que a autora corrija esse erro na sequência e estou ansiosa para começar a assistir à série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey, sua opinião é muito importante!
Deixe um comentário e faça essa blogueira feliz :)