domingo, 21 de setembro de 2014

Mesmo se Nada Der Certo


Hey folks!!!

Essa semana estreou o filme Mesmo se Nada Der Certo (Begin Again) nome bem nada a ver, aliás! Por que não deixaram como Recomeçar ou sei lá?, que conta com Mark Ruffalo, Keira Knightley, Adam Levine e Cee Lo Green no elenco. Se já não bastasse ter esses atores/cantores que eu adoro, o filme também é dirigido por John Carney, de Apenas Uma Vez. Então, fui para a sessão de cinema pressentindo que amaria o filme!!!



Dan é um produtor musical falido, divorciado e alcoólatra. Ele perdeu credibilidade por não ter descoberto um grande nome nos últimos tempos e por ser considerado muito conservador em relação à música. Saul, sócio de Dan na gravadora que fundaram, tenta afastá-lo do negócio e ele acaba surtando.


Desiludido e frustrado, Dan resolve se embriagar e num barzinho de Nova York, acaba conhecendo Gretta, uma moça inglesa que chegou à Big Apple acompanhada do namorado Dave Kohl, que a largou assim que se tornou uma estrela do rock.

Dan ouve Gretta cantar e, numa epifania, começa a visualizar e ouvir como a música seria se fosse bem produzida. Além disso, a letra da canção fala diretamente com Dan e o salva de um suicídio. O produtor vê uma estrela surgindo diante de seus olhos e, assim, decide contrata-la. Mas como Dan não tem mais os recursos da gravadora, ele e Gretta resolvem gravar uma demo ao ar livre, deixando com que os sons da cidade interfiram no resultado.


Desse modo, Dan e Gretta vão atrás de músicos para fazer parte da banda e das gravações, que ocorrem em todos os lugares possíveis de NY, seja no metrô, num beco ou no Empire State e essa é a grande graça do filme. Além disso, essas aventuras fazem com que Dan e Gretta fiquem próximos e que vejam um no outro um recomeço.


Achei interessante o recurso que utilizaram no início do filme para nos apresentar a história das personagens. O espectador vê um retrospecto dos acontecimentos que levaram as protagonistas até aquele bar de Nova York. Porém, todo esse processo toma certo tempo do filme e pode incomodar algumas pessoas. 

Como em Apenas Uma Vez, a cidade e a música também funcionam como personagens de Mesmo se Nada Der Certo. A maioria das cenas foram rodadas em locações externas e há um clima de filme independente. Além disso, a trilha sonora é envolvente. Já sabemos que Adam Levine é um excelente cantor (e, comprovadamente, um bom ator), mas a Kiera Knightley também convence nos vocais. Mesmo se Nada Der Certo não é um musical, mas um filme sobre música. 


Outra semelhança com Apenas Uma Vez é que em Mesmo se Nada Der Certo você também fica se perguntando o que os protagonistas sentem um pelo outro. Eles são somente bons amigos ou estão apaixonados? Mas o foco da história não é o romance em si e sim como a música é capaz de unir as pessoas e, ainda, levá-las ao caminho do auto conhecimento.

Super recomendo o filme para os amantes de música e filmes como eu!!! Mesmo se Nada Der Certo tem as doses certas de humor e a trilha sonora é excelente. Não tem como não se apaixonar por essa história e não sair do cinema com um sorriso no rosto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey, sua opinião é muito importante!
Deixe um comentário e faça essa blogueira feliz :)