quarta-feira, 23 de julho de 2014

[RESENHA] O Futuro de Nós Dois - Jay Asher e Carolyn Mackler


Hi people!!!

A gente começa a perceber que está envelhecendo quando começa a falar eu vivi nos anos 90... Anyway, eu fui criança nos anos 90 e muita coisa daquela época ainda me influencia (FRIENDS!!!), por isso quando eu li a sinopse de O Futuro de Nós Dois e vi que a história se passava 1996, ela despertou meu interesse.

Sinopse: É 1996, e menos da metade dos alunos das escolas de ensino médio nos Estados Unidos já tinham usado a internet. Emma acaba de ganhar o primeiro computador e um CD-ROM da America Online de Josh, seu melhor amigo. E ao instalar o programa, logo no primeiro acesso, descobrem que acabam de entrar no Facebook, dali a quinze anos. Todos se perguntam como será o futuro. Josh e Emma estão prestes a descobrir...



Emma Nelson e Josh Templeton são amigos desde sempre. Vizinhos, eles cresceram juntos. Mas as coisas ficaram estranhas entre eles quando foram assistir à estreia de Toy Story e Josh revelou que tinha sentimentos por Emma, que o encarava somente como amigo.

Tentando resgatar a antiga amizade, Josh presenteia Emma com um CD-ROM da AOL, já que a garota acabou de ganhar um computador do pai.

Quando Emma instala o CD-ROM, em vez de acessar o bate-papo, ela vê-se conectada ao Facebook. Emma nunca tinha visto nada parecido com curtir ou compartilhar, mas o espanto acontece mesmo quando ela descobre que a página mostra a vida dela 15 anos no futuro.

Emma mostra o Facebook a Josh esperando que o garoto saiba como a rede social foi parar no computador, uma vez que o programa parece nem ter sido inventado ainda. Josh acha que tudo não passa de uma pegadinha e tenta descobrir quem a armou.

Enquanto Emma e Josh tentam desvendar o funcionamento do Facebook, eles acompanham as publicações na rede social que revelam aspectos de seus futuros. Emma tem uma vida frustrada e Josh, a dos sonhos. Assim, eles tomam atitudes no presente para ver no Facebook quais reverberações terão 15 anos depois. 

Emma e Josh só não esperavam que esse CD-ROM fosse capaz de os reaproximar e desenvolver um novo lado do relacionamento dos dois.

O Futuro de Nós Dois não peca nas referências. Nos anos 90, vemos citações de Friends, Alanis Morrissette e o escândalo do Bill Clinton. Já em 2011, 15 anos no futuro, além do Facebook, há o iPad, Glee e Netflix.

Apesar de ter uma premissa interessante, O Futuro de Nós Dois tem um enredo um tanto clichê. Há os conflitos adolescentes e o medo de se descobrir apaixonado pela melhor amiga. Aliás, acho que a preocupação no desenvolvimento do romance fez com que algumas coisas ficassem sem explicação, como por exemplo, como é que Emma conseguiu acessar o Facebook? Essa era a indagação mais importante do livro e foi deixada de lado.

Tirando isso, O Futuro de Nós Dois é um livro gostoso e divertido que mostra que são as atitudes que tomamos no presente que alteram nosso futuro e revela como o Facebook pode expor a nossa privacidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey, sua opinião é muito importante!
Deixe um comentário e faça essa blogueira feliz :)