quinta-feira, 12 de junho de 2014

Apesar de tudo, vai ter Copa!

Hi people!!!

Hoje é feriado pelo menos para mim, que trabalho em São Paulo e o município decretou feriado para que não haja mais trânsito do que o normal!!! Mas sei que tem muita gente que também está animada no dia de hoje e não é porque vai ficar em casa dormindo até mais tarde, e sim por causa da abertura e estreia do Brasil na Copa do Mundo FIFA 2014 (e também por causa do Dia dos Namorados).

Eu sei que o tema do blog não é futebol e nem, ao menos, esportes, mas achei que eu deveria fazer um post sobre o assunto, pois o meu TCC em Ciências Contábeis foi sobre o Negócio Futebol.

Sim, o futebol é um negócio. Os clubes são empresas que possuem fins lucrativos. Assim como a FIFA, mesmo ela afirmando o contrário. A organização internacional lucra MUITO com o evento Copa do Mundo.



O que se vê nessa edição da Copa do Mundo é um desânimo geral. Não com o futebol, afinal os brasileiros sempre amarão o esporte, pois ele faz parte da identidade nacional, mas sim com a organização do evento. Não tenho idade suficiente para dizer que já vi muitas copas, mas me recordo que o clima que circundava as anteriores era diferente. As pessoas estavam mais animadas, enfeitava-se as ruas e não se falava em outra coisa a não ser COPA!!!

Ainda não se fala outra coisa a não ser Copa, mas o que está sendo comentado atualmente são os gastos abusivos que se teve para prepará-la. A FIFA fez uma série de exigências para que o Brasil sediasse o evento, dentre elas a construção e reforma de estádios para atender um padrão predeterminado e a legalização da venda de bebidas alcoólicas para os torcedores durante as partidas.

Enfim, foram gastos bilhões de reais nessa Copa do Mundo e se preocuparam com coisas não tão necessárias assim. Ok, podemos dizer que esses valores foram despendidos num investimento e como a maioria deles, o retorno será a longo prazo. Porém, a curto prazo, há MUITA coisa a ser feita no país. Ou seja, a insatisfação de alguns brasileiros não é com a realização da Copa no Brasil em si, e sim com a escolha do que é prioridade que o governo teve que fazer. Era preferível investir mais em saúde, educação, segurança pública e transportes do que construir estádios. Não há o que se questionar nesse âmbito.


Tem muita gente que acha que não vale à pena chorar pelo leite derramado e que as manifestações não mudarão o fato de que a Copa será sediada aqui. Realmente, apesar de todos os transtornos, vai ter Copa, ela estreia hoje, mas eu não desmereço a legitimidade da liberdade de expressão. Os brasileiros têm sim que mostrar sua insatisfação sobre o rumo que os governantes estão dando ao Brasil.


Agora é hora de torcer pela Seleção Brasileira, mas eu realmente espero que o povo não se esqueça de tudo o que aconteceu e pense bem em quem votar nas eleições de outubro, afinal o pão e o circo ficaram no passado. Eu ainda acredito no poder da democracia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey, sua opinião é muito importante!
Deixe um comentário e faça essa blogueira feliz :)