segunda-feira, 7 de abril de 2014

[RESENHA] O Projeto Rosie - Graeme Simsion

Hello people!!!

Faz tempo que eu queria ler O Projeto Rosie por causa da crítica super positiva que ele tem. Resolvi verificar se a história era legal mesmo e não me arrependi.

Sinopse: Perto de completar 40 anos, o peculiar professor de genética Don Tillman havia desistido do amor. Para acompanhar sua rotina severamente cronometrada, com esquema de refeições padronizadas, um cronograma para a execução de cada compromisso (inclusive para a prática de exercícios físicos antes de dormir) e lidar com sua falta de habilidade social, só mesmo a mulher perfeita. E ele já sabe como encontra-la. Ou pelo menos acha que sabe. Ele desenvolve o projeto Esposa Perfeita, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a selecionar candidatas adequadas a seu estilo de vida. Mas quando Don conhece a jovem Rosie ele descobre que nem tudo na vida pode ser programado... e que o amor pode, de repente, vir a seu encontro.

Don Tillman tem 39 anos e é um professor de genética de uma renomada Universidade da Austrália. Ele é estranho, geek, metódico, sua noção de moda é zero e não tem nenhum traquejo social, ou seja, ele não sabe se comportar corretamente em público, não compreende direito expressões humanas, muito menos indiretas. Algumas vezes, o comportamento de Don beira até a ingenuidade.

Por todos esses motivos, Don nunca teve uma namorada e, muito menos, vários amigos (ele só possui dois: Gene e Claudia). Mas ele pretende mudar isso através de um questionário, conhecido como o Projeto Esposa, através do qual poderá selecionar a parceira perfeita. Porém, Rosie, que não se encaixa de maneira alguma nos requisitos de Don, aparece na vida do professor e a coloca de cabeça para baixo.



O diferencial de O Projeto Rosie é a maneira que o autor explora os pensamentos de Don através da narrativa em primeira pessoa. Ele poderia ser um personagem chato e irritante devido a todas as características adversas que possui (quando ele conhece alguém, ele estima a idade e o IMC da pessoa!), mas em vez disso, Don é adorável. As atitudes são compreensíveis e torci muito para que as pessoas ao redor dele o aceitassem da maneira única que ele é.

Don acredita que mudou após conhecer Rosie, mas eu penso que ele apenas passou a entender quem realmente era. A partir daí, ele se permitiu a conhecer novas pessoas, adquirir novas experiências e a amar.

O Projeto Rosie está além de uma simples comédia romântica (aliás, o livro foca pouco no romance em si). É uma história divertida sobre auto-conhecimento e aceitação. Vale a pena ler! O livro é uma delícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey, sua opinião é muito importante!
Deixe um comentário e faça essa blogueira feliz :)