quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

[RESENHA] Extraordinário - R. J. Palácio

Hey everybody!!!

Feliz Ano Novo!

No primeiro post de 2014, falarei sobre o último livro que li em 2013: Extraordinário.

Vamos à sinopse: 

August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade - até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente - convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Antes de mais nada, esse livro é lindo e traz uma mensagem que é um tapa na cara de muita gente. Extraordinário, basicamente, não precisa de uma resenha. É um tipo de história que você não precisa saber se é boa ou ruim. Ela só precisa ser lida.

August Pullman - Auggie - é um garoto de 10 anos que sofre as consequências de uma síndrome genética que lhe causou uma deformidade facial. Ele passou por várias cirurgias ao longo da vida e ainda assim seu rosto continua "feio". 



Por isso, Auggie sempre teve aulas em casa e nunca foi à escola. Porém, isso muda quando os pais dele acham que seria interessante que ele frequentasse uma escola, pois a mãe dele - sua professora particular - "não é muito boa em frações".

Assim, Auggie, meio contra a vontade, ingressa na Beecher Prep, uma escola particular de Nova York. Como era de se esperar, ele enfrenta diversas dificuldades, como almoçar sozinho no primeiro dia de aula, ninguém encostar nele com medo de pegar uma "praga" e ser considerado deficiente e incapaz, uma vez que ele não é. Ele só tem uma deficiência facial!


Exibindo Lomogram_2014-01-02_06-24-29-PM.jpg


Esse livro me proporcionou um mix de sensações. Senti pena, raiva, tristeza, alegria, compaixão e, principalmente, gentileza.

A única coisa que me incomodou um pouco foi o modo como a história é contada. O livro é dividido em partes e  cada uma delas é narrada pelo ponto de vista de um personagem diferente. Por isso, em algumas delas, eu tive a sensação de que a história não andava. Eu estava lendo a mesma coisa repedidas vezes, só que com outro narrador. Porém, esse tipo de narrativa não deixou de ser interessante.

Apesar de Extraordinário ser um choque de realidade, eu terminei de lê-lo com um sorriso no rosto!

Para encerrar essa resenha, deixo uma passagem do livro: "Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo" - pg. 313

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey, sua opinião é muito importante!
Deixe um comentário e faça essa blogueira feliz :)