sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

[RESENHA] Cidades de Papel - John Green


Hello everybody!!!

Preparados para a primeira resenha do A Aspirante? Então, valos lá!


Sinopse: Em Cidades de papel, Quentin Jacobsen nutre uma paixão platônica pela vizinha e colega de escola Margo Roth Spiegelman desde a infância. Naquela época eles brincavam juntos e andavam de bicicleta pelo bairro, mas hoje ela é uma garota linda e popular na escola e ele é só mais um dos nerds de sua turma.

Certa noite, Margo invade a vida de Quentin pela janela de seu quarto, com a cara pintada e vestida de ninja, convocando-o a fazer parte de um engenhoso plano de vingança. E ele, é claro, aceita. Assim que a noite de aventuras acaba e um novo dia se inicia, Q vai para a escola, esperançoso de que tudo mude depois daquela madrugada e ela decida se aproximar dele. No entanto, ela não aparece naquele dia, nem no outro, nem no seguinte.

Quando descobre que o paradeiro dela é agora um mistério, Quentin logo encontra pistas deixadas por ela e começa a segui-las. Impelido em direção a um caminho tortuoso, quanto mais Q se aproxima de Margo, mais se distancia da imagem da garota que ele pensava que conhecia.



Quentin Jacobsen, ou somente Q, é um estudante qualquer da Flórida. Não é popular, não pratica esportes e é amigo da turma da banda do colégio. Ele é apaixonado desde criança por Margo Roth Spiegelman, sua vizinha, a qual é popular e sempre teve as atenções voltadas para ela.

Porém, Margo não está satisfeita com a imagem que as pessoas têm dela. Ela gostaria que as pessoas a vissem como ela realmente é, e não uma garota de papel. Assim, faltando mais ou menos um mês para o término das aulas, Margo, vestida de ninja, invade o quarto de Q durante à noite e o convida para uma aventura. Um pouco receoso, o garoto aceita e eles partem na van dos pais de Q para pregar pegadinhas em alguns amigos de Margo, invadir o Sea World, entre outras coisas.

No dia seguinte, Q espera reencontrar Margo na escola, mas ela desapareceu. Assim, Q e seus amigos partem em busca de pistas para descobrir onde Margo está e se ela ainda está viva.
O que me incomodou um pouco durante a leitura foi essa paixão platônica que o Q tinha pela Margo. Ela fazia com ele não enxergasse as coisas como elas realmente eram, além de fantasiá-las um pouco, mesmo quando os amigos tentavam alertar Q. Outra coisa que me irritava era o egoísmo dele.

Fora isso, achei os acontecimentos um pouco lentos até a última parte do livro. Porém, a partir daí, ele começou a melhorar e não queria parar de ler até saber o que aconteceria no final.

No fim da história, Q acabou amadurecendo e acabou aprendendo a enxergar as pessoas como elas realmente são.

Não sei se o fato de ter levado dois meses para ler o livro, por causa da entrega do TCC e do final da faculdade uma loucura!!!, fez com que eu não curtisse muito a história. Entretanto, é uma obra do John Green e, por isso, sempre vale à pena ler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey, sua opinião é muito importante!
Deixe um comentário e faça essa blogueira feliz :)