quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Racking John Green

Hello!!!

Esse é, tecnicamente, o post de estreia do A Aspirante. Animados? Eu estou. Uhulll \o/

Como estou lendo Cidades de Papel, resolvi fazer um post sobre os livros do John Green que já li.

Conheci o tio John ano passado, durante a Bienal do Livro de São Paulo, quando resolvi comprar um livrinho de capa azul do qual estava ouvindo falar muito bem na blogesfera. Sim, esse livro é ACEDE e, como a maioria das pessoas que já o leu, me apaixonei pela história. Assim, resolvi dar oportunidade para outras obras do John Green.



Li ao todo quatro livros - contando com Cidades de Papel - dele. Abaixo, segue o meu racking de predileção:

1º- A Culpa é das Estrelas

Como já era de se imaginar, o meu livro preferido do John Green é A Culpa é das Estrelas.
Simplesmente adoro o Gus!!! *-*

Sinopse: Hazel é uma paciente terminal. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico.
Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.

2º- O Teorema Katherine 

Em segundo lugar aparece O Teorema Katherine. O Colin é nerd e talvez seja por isso que eu tenha me identificado com ele. Além disso, no decorrer da história, aparecem várias fórmulas e hipóteses sobre matemática - como já era de se esperar, afinal, olha o nome do livro - que eu achei bem interessantes. O livro também conta com passagens divertidas.

Sinopse: Após seu mais recente e traumático pé na bunda - o décimo nono de sua ainda jovem vida, todos perpetrados por namoradas de nome Katherine - Colin Singleton resolve cair na estrada. Dirigindo o Rabecão de Satã, com seu caderninho de anotações no bolso e o melhor amigo no carona, o ex-criança prodígio, viciado em anagramas e PhD em levar o fora, descobre sua verdadeira missão: elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que tornará possível antever, através da linguagem universal da matemática, o desfecho de qualquer relacionamento antes mesmo que as duas pessoas se conheçam.
Uma descoberta que vai entrar para a história, vai vingar séculos de injusta vantagem entre Terminantes e Terminados e, enfim, elevará Colin Singleton diretamente ao distinto posto de gênio da humanidade. Também, é claro, vai ajudá-lo a reconquistar sua garota. Ou, pelo menos, é isso o que ele espera.



3º- Quem é Você, Alasca?


Quem é Você, Alasca? é um bom livro. Ele consegue capturar bem as várias nuances da adolescência. Se eu fosse o Miles, teria feito algumas coisas diferentes, mas o compreendo.

Sinopse: Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao "Grande Talvez".

4º- Cidades de Papel

Cidades de Papel aparece no último lugar do racking porque eu ainda não terminei de lê-lo e não posso dar uma opinião totalmente sensata sobre ele, mas posso dizer quais são as minhas impressões até agora: o Q me irrita algumas vezes. Como ele pode ser apaixonado por uma garota que ele não conhece realmente? 
Fora isso, estou gostando do livro.

Sinopse: Quentin Jacobsen nutre uma paixão platônica pela vizinha e colega de escola Margo Roth Spiegelman desde a infância. Naquela época eles brincavam juntos e andavam de bicicleta pelo bairro, mas hoje ela é uma garota linda e popular na escola e ele é só mais um dos nerds de sua turma. Certa noite, Margo invade a vida de Quentin pela janela de seu quarto, com a cara pintada e vestida de ninja, convocando-o a fazer parte de um engenhoso plano de vingança. E ele, é claro, aceita. Assim que a noite de aventuras acaba e um novo dia se inicia, Q vai para a escola, esperançoso de que tudo mude depois daquela madrugada e ela decida se aproximar dele. No entanto, ela não aparece naquele dia, nem no outro, nem no seguinte. Quando descobre que o paradeiro dela é agora um mistério, Quentin logo encontra pistas deixadas por ela e começa a segui-las. Impelido em direção a um caminho tortuoso, quanto mais Q se aproxima de Margo, mais se distancia da imagem da garota que ele pensava que conhecia.


Eu super recomendo os livros do John Green. Eles são ao mesmo tempo inteligentes e divertidos, além de ter personagens secundários que costumam se destacar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey, sua opinião é muito importante!
Deixe um comentário e faça essa blogueira feliz :)