sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Disseram que era um filme de criança...

Hey folks!!!

Estava mexendo no Facebook quando me deparei com essa imagem:



Aí eu relembrei todo o meu amor por Ponte para Terabítia e, por isso, resolvi fazer um post sobre o livro/filme.

Sim, Ponte para Terabítia é um livro!!! Ele foi escrito por Katherine Paterson e publicado pela primeira vez em 1977. A obra foi vencedora da Medalha John Newbery, em 1978, concedida anualmente pela Divisão Infantil da Associação de Bibliotecas Americanas (EUA). Katherine dedicou a história ao seu filho, David, que perdeu uma grande amiga.

A primeira adaptação do livro foi feita em 1985. Porém, a mais conhecida é a de 2007, estrelada por Josh Hutcherson, AnnaSophia Robb e Zooey Deschanel.

A partir daqui, esse post pode conter SPOILERS!!!



Jesse é um garoto solitário. Ele sente-se perdido na escola e até mesmo dentro de casa. A única pessoa que parece gostar dele é May Belle, uma de suas irmãs mais novas.

Isso começa a mudar quando Leslie, uma garota filha de escritores, muda-se para a propriedade vizinha a de Jesse. O garoto não gosta muito dela a princípio, pois perde uma corrida para ela na escola.


Jesse tem uma grande habilidade para desenhar e Leslie logo percebe isso. Assim, eles tornam-se melhores e amigos e, juntos, tentam fugir dos valentões do colégio.


Após a aula, os dois aventuram-se na floresta e, após atravessarem um riacho com o auxílio de uma corda, eles descobrem uma casa na árvore. Leslie, com sua imaginação super fértil, inventa um mundo para o local descoberto chamado Terabítia.


Eles passam todas as suas tardes na casa da árvore e no mundo imaginário de Terabítia, no qual lutam com várias criaturas e vivenciam diversas aventuras.


Porém, o tempo vai passando e o clima começa a mudar. Com isso, aparecem as chuvas. Assim, o nível do riacho começa a subir e, certo dia, Jesse e Leslie desistem de brincar na casa da árvore.


Na manhã seguinte, a Srta. Edmunds, professora de música pela qual Jesse nutre uma paixão platônica, convida o garoto para um passeio no museu. Jesse pensa em convidar Leslie, mas desiste. 


Quando eles voltam para casa, Jesse descobre que Leslie resolveu ir para Terabítia sozinha, mas o pior aconteceu. A corda que ajudava os garotos a atravessar o riacho arrebentou e Leslie morreu afogada.

A partir daí, eu não consigo me conter e choro compulsivamente durante todo o resto filme. Jesse acha que a culpa da morte de sua melhor amiga é dele, mas eu não acho. Tudo bem que se ele a tivesse convidado para ir ao museu, talvez ela não tivesse morrido, mas não é possível prever o futuro.


Depois de um tempo, Jesse resolve voltar para Terabítia e, para isso, é preciso reinventá-la. Dessa forma, o garoto constrói uma ponte sobre o riacho e declara sua irmã May Belle, que sempre quis participar das brincadeiras de Jesse e Leslie, como princesa do reino


Embora Ponte para Terabítia acabe revelando-se uma história muito triste no final, ela mostra a importância da amizade, o poder da imaginação e segundas chances.

Por causa disso, não acho que Ponte para Terabítia seja apenas um filme/livro para crianças, pois ele possui mensagens que podem tocar qualquer um.


Um comentário:

Hey, sua opinião é muito importante!
Deixe um comentário e faça essa blogueira feliz :)